sábado, 16 de março de 2013

Fomos ali, num instantinho... ao Teatro!

Faz hoje uma oito dias que a Titi nos desafiou a ir ao Chiado, de manhã, para assistir mais uma vez a uma peça no Teatro Rápido.
Tirando o facto da tarefa de estacionar o carro ser sempre tão árdua e demorada, o que neste caso fez com que adiássemos pelo menos por três vezes a hora da sessão, esta acabou por ser uma manhã muito bem passada. Ainda houve tempo para beber um cafezinho no bar e assistir à forma como minacamina e francisquinho exploraram aquele espaço, tão diferente daqueles a que estão habituados. Escuro, cheio de livros em estantes improvisadas (caixas de fruta), decorado com mobiliário desirmanado, onde as costas das cadeiras de pano têm rostos pintados a óleo e de forma tão realista que o francisquinho procurava à sua volta quem seriam as pessoas ali retratadas. "Esta sou eu!", disse-lhe a Srª que nos chama para a sala. Ele procurou mais um pouco e perguntou: "E tu mãe, onde estás?"
Já na sala, ele fica sempre um pouco apreensivo. Sentado ao lado da mana, mas mesmo na primeira fila, tão perto dos actores que falam tão alto... às vezes encolhia-se um pouco! Mas qual não foi o espanto quando constatamos que fomos nós ao teatro para ver as lavadeiras de Caneças. Teve a sua graça!!!



A barriga dói... de tanto rir!

- Mãe, hoje aprendi uma coisa nova na escola! (disse a minacamina, cheia de entusiasmo)
- Sim, filha! O que foi? (respondi eu, cheia de interesse e expectativa)
- Aprendi dois símbolos... o "maiórque" e o "menórque"!
Não fui capaz de me conter! Ri até não poder mais!!!
- Estás a rir de quê mamã?
- É porque não é bem assim que se chamam, filha. É o "maior do que" e "menor do que"...
- Não é não mãe! A São é que sabe e ela disse que é "maiórque" e "menórque"!!!