domingo, 19 de dezembro de 2010

Embrulhos de Natal

É curioso mas, desde muito jovem, deixei de gostar de oferecer presentes embrulhados nas próprias lojas. Não sei, parecia-me que ficavam descaracterizados, despersonalizados... era como se aquele presente não fosse único e houvesse milhares de pessoas a receber outro presente igual! Sentia que o presente não teria o mesmo valor e por isso, só recorria a esses embrulhos em situações de extrema necessidade, como por ex, por falta de tempo. Então, faço questão de ser eu a fazer os embrulhos dos presentes que ofereço, da forma mais personalizada possível, pensando especialmente na pessoa a quem se destinam!
Habitualmente adopto um "padrão" e depois faço pequenas variações adaptadas à pessoa em particular a quem se destina o embrulho. Outro princípio que costumo ter é de, tanto quanto possível, reutilizar materiais. Há quem nem sequer repare, mas também há quem aprecie e, além disso, é uma forma de poupar a natureza e a carteira!
Por ex., houve um ano em que usei folhas de papel manteiga (que é muito resistente e barato) pintadas de encarnado ou de verde (com trincha e tinta de água), e depois coloquei laços que tinha guardado de anos anteriores. Houve outro ano em que usei papel pardo e depois pintei com pastel de óleo um postal de Natal em cada embrulho.

Este ano, tenho feito de tudo um pouco e, como tal, os embrulhos dos presentes de Natal estão muito mais diversificados...

Comecei por seguir uma sugestão de um livro de que já falei aqui, "O livro do Natal", e para alguns embrulhos usei mapas de estradas antigos que tinha encontrado naquelas arrumações que fiz em Outubro. Com a utilização do GPS já não têm utilidade e assim ainda fazem um brilharete. Ornamentados com laços de ráfia encarnada ficaram giríssimos!

Para outros usei um papel parecido com o papel pardo, que também combinou lindamente com a ráfia encarnada e com um pequeno cartão do minacamina e francisquinho.

Reutilizei algumas caixas de sapatos, óptimas para acondicionar frascos ou objectos arredondados e facilitam depois o embrulhar.


E para alguns dos que me faltam pensei voltar a usar o papel manteiga pintado e decorar com uns marcadores e ornamentos giros que encontrei aqui pela blogosfera.... ficam algumas sugestões!




Sem comentários:

Enviar um comentário