domingo, 17 de agosto de 2014

Férias!

Museu da Electricidade - Lisboa
(Entrada gratuita, com workshops giros que ensinam a construir carros que se movem a energia solar e com várias exposições, entre as que se destaca a da obra de Vhils, intitulada "Dissecção", que é surpreendentemente genial!)
Parque da Serafina - Monsanto, Lisboa
(A entrada é gratuita, tem café/restaurante, wc, muita sombra, vários parques infantis adequados a várias faixas etárias e um circuito giríssimo para aprender as regras de trânsito com bicicleta, trotineta, triciclo ou patins.)

Évora
(Tanta sombra e tanto sossego. Um parque cheio de diversões, quase todo só para nós! Também tem cafetaria com esplanada, wc e acesso directo ao jardim do Palácio de D. Manuel, onde as crianças visitaram uma exposição de pintura e brincaram no Coreto, nas torres de vigia e a correr atrás dos patinhos.)

Jardim do Palácio D. Manuel - Évora

Jardim do Palácio D. Manuel - Évora

Parque Infantil - Évora

Lá vai bomba!!! 

"Mamã, porque estão todos de beicinho?"
Fluviário - Mora
(A entrada não é gratuita, mas podemos usufruir de 15% de desconto através dos cartões fnac e fnac kids.)

Praia da Fonte da Telha
(E de regresso, atravessámos o Tejo de barco... Lisboa é sempre linda, mas sobretudo à noite, iluminada e vista do rio!)
Museu dos Coches - Lisboa
(Aos primeiros domingos de cada mês, para além da entrada ser gratuita, este museu oferece-nos a oportunidade de realizar uma actividade familiar. Nós tentámos fazer uma espécie de pedi paper, mas não foi fácil... O pessoal miúdo não colaborou!!!)
Devia ter vergonha, mas tenho de admitir que já não me lembrava da última vez que tinha conseguido ler um livro nas férias!!! Fartei-me de "viajar" e de planear viagens com "O mundo é fácil" de Gonçalo Cadilhe. Recomendo!
Brincaaaaaaaaar... e muito!




sábado, 22 de março de 2014

As manhãs na biblioteca...

As nossas manhãs de sábado passaram a ter uma nova rotina.
Com a entrada no primeiro ciclo do ensino básico, a minacamina iniciou também a catequese. O início desta atividade foi um pouco conturbado... mas depois de nos organizarmos, lá conseguimos estabelecer que a manhã de sábado seria dedicada à catequese.
 
Entretanto, aproveitando esta saída semanal ao centro da vila, também passámos a frequentar assiduamente a biblioteca, tornamo-nos "leitores" e requisitamos livros que exploramos ao longo de uma ou duas semanas. Quinzenalmente, ocorrem workshops onde se contam histórias infantis e se desenvolvem atividades no âmbito das respetivas histórias.
 
 "Amor Monstro" foi a história que conhecemos no último workshop. A sala estava bastante composta, o que demonstra que há muita gente atenta às atividades desenvolvidas na nossa comunidade e, particularmente interessada em estimular hábitos de leitura nas crianças - o que é bastante positivo! Depois de ouvir a história, as crianças foram então convidadas a construir um pequenos monstrinho de papel que poderá servir de separador de livros, fantoche de dedos ou para qualquer outra coisa que as crianças queiram inventar...
 

E invenções é o que não falta aos inventores cá de casa!!!
 
 
 
 
 


domingo, 9 de fevereiro de 2014

"Um grufalão é um grufalão! Não conheces, não?"

Já tenho dado a entender por aqui, o enorme privilégio que é ter uma Titi livreira. Graças a isso, ao facto de trabalhar especificamente numa livraria infantil e à sua enorme sensibilidade e bom gosto, os meus filhos têm tido sempre a sorte de dispor de uma biblioteca maravilhosa! Desde muito pequeninos se habituaram a receber o livro como "o presente", e a explora-lo como brinquedo ou jogo.

Fonte
http://olivroinfantil.blogspot.pt
O Grufalão foi um dos primeiros livros de história da minacamina, um dos seus preferidos. Para o francisquinho então, foi e continua a ser um dos da sua eleição. Chegou a saber a história de cor... não estou a exagerar! Ele corrigia-me se a contasse com um animal fora da sequência correta ou se não a narrasse exactamente com a entoação a que estava habituado!!!
Mas ultimamente, e à medida que foram tendo contacto com livros novos, O Grufalão foi ficando na prateleira. De vez em quando, o francisquinho lá se lembrava dele, sobretudo quando ia à casa de banho, mas foi sendo cada vez mais raro.
Num destes dias, num passeio virtual pela internet, sou agradavelmente surpreendida por um verdadeiro universo de coisas d'O Grufalão! Fiquei impressionada com a quantidade de referências que existe a esta história. Eu sabia que tinha sido um livro premiado e comprovei, pelo sucesso que teve cá em casa, o seu potencial. Mas na verdade, nunca pensei que fosse possível fazer tanta coisa acerca da história deste Sr. Grufalão.  Isto, de facto, merece ser partilhado!
Para começar, existe um site original do "Grufalão". Neste site, escrito em inglês, é possível conhecer livros d'O Grufalão para todas as idades e finalidades, canções, jogos, actividades e até filmes e artigos de merchandiser.
Nesta correria que têm sido os nossos dias, tenho feito "das tripas coração" para conseguir fazer diariamente alguma coisa engraçada e prazerosa com os meninos. As horas a que temos chegado, deixam-nos cada vez menos tempo para grandes aventuras, mas pelo menos um jogo, uma história ou uma actividade, tenho feito questão de fazer. Depois dos banhos, trabalhos de casa, jantar e um bocadinho de treino da minacamina ao piano (uma novidade a partilhar detalhadamente num dia destes), também tem de haver um bocadinho para brincar! Neste site encontrei atividades ótimas para estas ocasiões. Simples, não demasiado longas, indicadas para o menino e para a menina e, o melhor, sobre a história d'O Grufalão! Foi só descarregar, imprimir e pôr mãos à obra.
Mas há muito mais, para além do que pode ser feito nestas circunstâncias, até convites e sugestões para decoração de bolos de aniversário. É todo um mundo para ser explorado!

Outro sítio onde surgem referências a'O Grufalão é o blog "O Livro Infantil", que aliás, merece ser seguido! Aqui, para além de descobrir que existe uma pós-Graduação em "Livro Infantil" na Universidade Católica, fiquei a saber que até na Broadway se pode ver um espetáculo d'O Grufalão!

Depois, há uma quantidade infindável de descrições de utilizações do livro, para atividades educacionais, sendo algumas delas muito interessantes e possivelmente inspiradoras para professores de ensino básico e educadores de infância.

Quem diria que "O Grufalão" daria tamanha inspiração?!
fonte: http://mercadoazul.wordpress.com/page/5/