domingo, 30 de dezembro de 2012

Brinquedos de cartão

Cada vez me convenço mais de que a criatividade vale ouro!
Num dos blogs que costumo visitar, "Coisas que gosto", encontrei uma ideia fantástica que merece mesmo ser partilhada: um leque variadíssimo de possibilidades de construção de brinquedos com caixas de cartão e que, ainda por cima, em muitos casos, nos mostram o molde. Ou seja, nem sequer é preciso inventar muito...
Então resolvi fazer uma compilação de imagens e partilhar aqui convosco. Ah, e um dia destes vou experimentar. Afinal, por um pouco menos de 2€ (preço de uma caixa 60x40x50cm, por exemplo) e mais algumas coisas que temos por casa e já nem sabemos bem o que lhes fazer, vale a pena tentar!!!

1: Máquina de lavar; 2: Frigorífico; 3: Bancada com lava-loiça; 4: Fogão; 5: Caixa para encaixe de formas (bebés); 6: Foguetão; 7: Casinha; 8: Castelo; 9: Avião; 10: Carro; 11: Cama de bonecas. Imagens retiradas de www.http://coisasquegosto.com/ 




quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Presentes de Natal...

...Estes, tanto na versão do Francisquinho (livro) como na da Minacamina (filme), são para ver, reflectir e fazer muuuuuuuuuuuuitas perguntas!

Fontes das imagens:  (1) http://comunidade.sol.pt/blogs/alfinete/default.aspx?p=2;
(2)http://www.best-cine.com/o-sitio-das-coisas-selvagens-where-the-wild-things-are/


Presentes de Natal

Um dos presentes de Natal da Minacamina foi uma horta e respectivo "kit de cultivo". A horta ainda está em construção, mas para já tem alfaces, beringelas, bróculos, alho francês, cenouras e ervas aromáticas. 



"Mamã, como é que o Pai Natal sabia que eu tinha uma horta nova?"

O kit é constituído por um avental, chapéu, saquinho com pá, ancinho, colher e ainda um livro com que pode aprender a cultivar e cozinhar de formas simples e divertidas os frutos que colher da sua horta. Ela adorou! 
Agora está é sempre a pedir companhia para tratar da horta!!! Céus, só arranjo lenha para me queimar...





Natal e afins...

O Natal é verdadeiramente uma "época"! Uma celebração cujos preparativos se iniciam com a decoração da casa, que cá em casa se faz no dia 1, e se prolongam por todo o mês de Dezembro...
À medida que a Minacamina e o Francisquinho vão crescendo, esta época torna-se cada vez mais preenchida e intensa, mas também parece que passa cada vez mais depressa! São cada vez mais as actividades em que podem participar e por isso chega até a haver situações em que temos de optar, por não podermos fazer tudo aquilo que aparece!
A mãe é que vai tendo cada vez menos tempo para as suas coisas, nomeadamente, para registar os acontecimentos e feitos no minacamina e francisquinho!!! É por isso que este ano, aparece aqui uma espécie de compilação de Natal, onde se resumem alguns dos momentos mais dignos de referência.

Imagem retirada do site da "Little Chef"

A convite da madrinha do Francisquinho, eu e a Minacamina participámos pela primeira vez num "Workshop de doces de Natal".
Organizado pela Little Chef, uma escola de culinária para crianças, de que só nesta ocasião tive conhecimento.
Aqui a Minacamina construiu e decorou uma caixa de pastelaria, participou na preparação da massa de uns biscoitos e teve depois oportunidade de os decorar com muita graça!



Ao chegarmos a casa com biscoitos tão bonitos, nem tivemos coragem de os comer! Achámos muito mais engraçado torna-los ornamentos para a Árvore de Natal! O Francisquinho ainda apanhou um à surrapa... mas tudo bem!!! A Minacamina não se incomodou muito com isso, na verdade aquela fitinha que o segurava estava mesmo a fazer falta à Nossa Senhora: "Olha mãe, fiz-Lhe um pano igual ao teu para trazer o menino Jesus ao colo!" Não ficou um amor?!

Presépio cá de casa fotografado pela Titi (Rita Cavaco)

Fonte da Imagem:
http://www.coliseulisboa.com
As minhas experiências com as idas ao Circo não são as melhores: bancadas de madeira que caem, curto-circuitos, vistas à casa de banho, enfim... para esquecer! Mas faço um esforço para que estas lembranças não condicionem o acesso dos meus filhos a esta festa tão especial para as crianças. Noutros anos, a minacamina até já foi com amigos, para poupar a mãe às recordações trágico-cómicas, mas este ano achei que devia leva-los aos dois!
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa teve, mais uma vez, a amabilidade de oferecer os bilhetes para toda a família e então, lá fomos nós. Devo dizer que foi uma manhã muito bem passada! A mãe ficou surpreendida pela positiva e as crianças, entre palhaços e palhaçadas, divertiram-se à brava! Recomendo este espectáculo!!!

Fontes de imagem: (1) http://teatro-tivoli.com/50707.html; (2) http://www.fundspeople.pt/noticias/as-geracoes-do-fado-sobem-ao-palco-do-tivoli-60538; (3)http://www.publico.pt/local/noticia/lisboa-liga-as-luzes-de-natal-no-sabado-1575388.
Praticamente em vésperas de Natal (dia 23 de Dezembro), fomos gozar este maravilhoso presente da Titi: O Quebra Nozes. À semelhança do que relatei há sensivelmente um ano, a Minacamina vibrou com este espectáculo! É emocionante presenciar a forma como aprecia os rituais da ida ao teatro, como depois reconhece, sente e brinca com as melodias, como anseia a chegada das diferentes partes da história, enfim... como vive todo o espectáculo!
Da minha parte, devo dizer que fiquei encantada. Lamento sempre o facto de não termos acesso a bailados com orquestra o que faz com que a projecção do som seja por vezes desajustada e incomodativa e do elenco ser francamente desequilibrado em género, o que faz com que personagens que deveriam ser interpretados por homens acabem por se-lo por mulheres. Lamento também o facto de, mesmo não assistindo numa plateia, este ser um "luxo" cada vez mais inacessível a todas as famílias!

Mas o auge desta época é, sem dúvida, a noite de Natal. A ansiedade é tanta que foram várias as crises de choro porque... "Eu nunca consigo ver o Pai Natal porque vocês demoram sempre muito tempo a abrir a porta!!!"
Este ano, finalmente, a Minacamina e o Francisquinho conseguiram avistar o Pai Natal! Longe, já de saída, no fundo das escadas do jardim e a despedir-se com um "Oh, oh, oh!" enquanto acenava... porque está sempre com muita pressa!!! A euforia foi indescritível e a abertura dos presentes acabou por ser muito mais calma.
Cada vez mais, os nossos presentes são caseiros, e quando não são os próprios presentes, são os embrulhos ou os postais/cartões. Lamentavelmente não consegui fotografar tudo o que foi feito em casa, mas ficam aqui as imagens que consegui recolher.

Mantinha com coração de trigo, para aquecer as mãos e o coração das Senhoras que cuidam diariamente dos meus tesouros (Educadoras e Auxiliares da Minacamina e Francisquinho).
Um dos nossos cabazes de Natal. Contém: nozes, pinhões do monte, azeitonas retalhadas do monte, sal aromatizado com rosmaninho, "cup Reis" feitos no próprio dia 24, bolachinhas de parmesão e rosmaninho e um postal com uma fotografia das crianças e com uma mensagem escrita pela Minacamina. As etiquetas dos frascos existem em várias cores e podem ser impressas a partir de http://blog.worldlabel.com/pdf/WorldLabel-CatheHolden2.5RoundLabels.pdf
Saquinhos de trigo. Porque parece impossível, mas ainda há membros da família que não têm! Estes foram para o pai e para o bebé de um casal de amigos da Titi.


sábado, 8 de dezembro de 2012

Histórias maravilhosas!

Tenho mesmo de partilhar aqui convosco um website onde se pode ver e ouvir histórias infantis contadas por uma profissional desta arte maravilhosa que é contar histórias. Chama-se "Contalá - Navegando num mar de histórias".
Não o descobri sozinha, foi uma sugestão de uma grande e velha amiga... mas como gostei tanto achei que valia a pena divulgar. Obrigada Chiuínha!
É especial, na minha opinião, não só pela forma como as histórias são contadas, mas principalmente pela selecção das histórias que apresenta. Uma verdadeira selecção de luxo!
Felizmente, cá em casa temos a sorte de ter a Titi, que nos proporciona o conhecimento deste tipo de livros, mas a verdade é que nem sempre toda a gente tem acesso aos mesmos. São pouco conhecidos, pouco "comerciais" e, de uma maneira geral, caros - todos os motivos para não serem os eleitos na hora de comprar ou oferecer... Mas a verdade é que são especiais, são originais nos textos, pelo vocabulário e pela mensagem que transmitem, nas ilustrações e nas oportunidades de brincadeira que proporcionam. São livros que permitem uma exploração ilimitada, que nos permitem levar as crianças até aos limites da nossa e sua criatividade e imaginação! Na verdade eles tornam-se presentes tão especiais que, na minha opinião, são muitas vezes melhores e mais apreciados do que muitos brinquedos!
Visitem! Não quer dizer que sirva para colocar as crianças em frente ao computador, mas poderá inspirar-vos, quer na escolha do livro, quer na forma de o interpretar!