sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Com umas gotas de mãe, tudo fica bem!

Terça feira, a nossa rotina foi interrompida pela escarlatina! Não queria acreditar!!!
Além da medicação, as recomendações médicas foram: repouso na caminha, ingestão de líquidos, cuidado com o mano e muita supervisão.
E o que se faz para ocupar uma criança de 5 anos durante uma semana, preferencialmente na cama?
Pois, não foi fácil, mas correu razoavelmente bem!


Aprender a bordar foi a maior surpresa. Não pretendi que começasse já com algum ponto que exigisse um procedimento específico, já que o manuseio da agulha e do bastidor, por si só, já dá que fazer. O "ponto de cruz" ou "pé de flor" ficam para outra ocasião, mas mais lá para a frente.
A "Funny Farm" já cá estava em casa há meses, acabou por ser uma das atividades em que a minacamina se envolveu pelo maior período de tempo! Sempre adorou colar autocolantes e estes permitem a criação de cenários giríssimos sobre o tema da quinta.
Mas é difícil brincar sozinha. Aliás, a minha chefe diz que "o melhor brinquedo das crianças são os adultos" e tem toda a razão! Tivemos de intercalar frequentemente estas atividades com jogos a dois. Lá se foi a intenção da mãe de aproveitar para arrumar alguma coisa ou trabalhar no computador!
O jogo das compras foi um destes momentos a pares e teve agora outro sabor, diferente do da última vez. A minacamina começa a ter maior noção do valor das moedas, e mesmo necessitando de alguma ajuda, já consegue ser muito mais autónoma neste jogo em que tem de ver o preço do artigo que vai comprar, selecionar as moedas necessárias e, eventualmente fazer um troco.
O "Clever Choice" é um pequeno jogo de bolso que me foi emprestado pela minha aluna A.S. A minacamina tem adorado progredir nos seus vários níveis de dificuldade. Outro excelente exercício cerebral é o "Winomino". Este é sempre a sua verdadeira eleição, aliás diz ser o seu talento!!! Além de constituir um desafio fantástico de construção com formas geométricas com base nas relações espaciais, pode ser jogado a pares.
Ainda houve tempo para fazer muuuuuuuuuuuuuuuuuuitos desenhos e espalha-los pela casa, colares e pulseiras de missangas, recortes, afiar e organizar os lápis (ganhei uma bolha e tudo), e aprender a tocar uma escala de Dó M com a mão direita no piano (não é fácil dedilhar com esta mãozinha!).

Mas por muito que se queira fugir à televisão, teve de haver alguns momentos de cinema. Esta nova possibilidade da tv por cabo de recorrer a gravações automáticas, permitiu-nos ver A lenda de Despereaux. A mãe acabou por passar pelas brasas, mas a minacamina viu e adorou!
Bem, o tempo de quarentena ainda não acabou. Mas agora com a presença do francisquinho, será mais difícil proporcionar atividades tão estruturadinhas... termos um cavaleiro, corredor, pugilista e destruidor cá em casa, a tempo inteiro, não nos dá tréguas!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário