sábado, 7 de março de 2015

“A necessidade aguça o engenho”

É habitual as mães partilharem umas com as outras os acontecimentos relacionados com os seus filhos. No ano letivo passado isto acontecia ainda mais frequentemente porque, estando a minacamina e alguns dos filhos das minhas amigas no 1º ano de Ensino Básico, tudo era novidade. Com isto, eu fui-me apercebendo da rapidez com que algumas crianças “consomem” os seus lápis!!! Cheguei a ouvir relatos de crianças que a meio do primeiro período já não tinham lápis de cor, o que, devo confessar, me intrigava seriamente.
Curiosamente, a minacamina manteve a sua latinha de 24 lápis de cor até ao final do ano letivo. Mesmo, ressalvo, tratando-se de uma criança que investe muito nas atividades de pintura e expressão plástica.
Isto levou-me a pensar que uma das razões para esta poupança poderia ser o facto dos lápis se manterem na lata, alinhadinhos, onde os bicos não se partem tão facilmente como se estivessem numa bolsa ou num estojo.
Mas este ano a mãe não pôde comprar uma lata de lápis “Caran D’Ache” e os do ano passado já estavam muito gastos. Tentámos escolher uns bons lápis de cor, porque o investimento da minacamina nas suas atividades de expressão plástica o justifica verdadeiramente, mas estes vinham numa caixa de cartão. E então a mãe resolveu fazer um porta-lápis que, para além de preservar os lápis em bom estado tanto quanto possível, marcasse a diferença.
Bem, este foi o primeiro. No dia em que foi feito surgiu um convite para uma festa de aniversário de uma amiguinha da minacamina e lá foi ele, para oferecer. Mas depressa se fez outro, diferente, claro! É plastificado por fora, para que a sujidade que se acumula na mochila não o deixe feio e com mau aspeto, e por dentro, para que os bicos dos lápis não sujem e danifiquem o tecido. A minacamina adorou e com ele tem feito um sucesso na escola!

Aceitam-se encomendas…


Sem comentários:

Enviar um comentário