domingo, 6 de fevereiro de 2011

Regras

Um dia destes resolvi propor à minacamina um desafio! Uma actividade que tinha feito numa sessão terapêutica de grupo com uma colega (Milene), e que me pareceu ser a ideal para um problema que tem vindo a ser recorrente cá em casa: a fuga à regra!
À partida, ela adorou a ideia... consistia numa reflexão em conjunto, sobre quais as regras mais importantes, para que se considere que a minacamina se está a portar bem. A mãe foi ilustrando e numerando cada uma destas regras, que depois a minacamina recortou e colou com fita-cola na porta do seu quarto. O resultado foi este:

Pormenores importantes:
  • a criação e negociação das regras deve ser feita em conjunto, mas de forma a que a criança se sinta a autora, para que seja a responsável e assim se sinta mesmo na obrigação de as cumprir.
  • a numeração e a cor das regras facilita a identificação. A minacamina ainda não sabe ler mas conhece os números e  as cores. Desta forma, cada vez que a chamo à atenção relativamente a uma regra e a identifico pelo nº, se tiver dúvidas ela confirma perguntando se me refiro à regra azul ou verde.
  • o número de regras não convém ser demasiado grande. Mais vale conseguir que memorize e cumpra poucas do que nenhumas... vamos graduando!
  • a ilustração também facilita a "leitura" da regra.
  • o incumprimento das regras leva ao castigo (sentar no sofá por alguns minutos, sem tv ou brinquedo), que deve mesmo ser cumprido! 
Estas regras já têm quase uma semana e por enquanto está a correr bem. Não vou dizer que esteja tudo perfeito, mas facilitou ligeiramente!!!
Houve uma situação curiosa que demonstra a natureza da personilidade da minacamina. Quando a prima lhe perguntou: "Tu cumpres as regras?", ela respondeu "Sim, eu sei as regras!"

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