À partida, ela adorou a ideia... consistia numa reflexão em conjunto, sobre quais as regras mais importantes, para que se considere que a minacamina se está a portar bem. A mãe foi ilustrando e numerando cada uma destas regras, que depois a minacamina recortou e colou com fita-cola na porta do seu quarto. O resultado foi este:
Pormenores importantes:
- a criação e negociação das regras deve ser feita em conjunto, mas de forma a que a criança se sinta a autora, para que seja a responsável e assim se sinta mesmo na obrigação de as cumprir.
- a numeração e a cor das regras facilita a identificação. A minacamina ainda não sabe ler mas conhece os números e as cores. Desta forma, cada vez que a chamo à atenção relativamente a uma regra e a identifico pelo nº, se tiver dúvidas ela confirma perguntando se me refiro à regra azul ou verde.
- o número de regras não convém ser demasiado grande. Mais vale conseguir que memorize e cumpra poucas do que nenhumas... vamos graduando!
- a ilustração também facilita a "leitura" da regra.
- o incumprimento das regras leva ao castigo (sentar no sofá por alguns minutos, sem tv ou brinquedo), que deve mesmo ser cumprido!
Houve uma situação curiosa que demonstra a natureza da personilidade da minacamina. Quando a prima lhe perguntou: "Tu cumpres as regras?", ela respondeu "Sim, eu sei as regras!"
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