Pela primeira vez fiz cupacakes e, modéstia à parte, ficaram divinais!
Motivada pela edição de Fevereiro da Revista da Bimby, resolvi experimentar e o resultado foi este:
É uma pena não poder transmitir o prazer que se sente ao comer estes maravilhosos bolinhos, mas o que vos posso assegurar é que o sabor não fica aquém deste óptimo aspecto.
Apesar de não ter ficado aqui registada, recebi há dias uma crítica relativamente às referências que por vezes faço a receitas da bimby. Muitas pessoas não têm bimby e por isso, quando veêm uma referência a este electrodoméstico, podem excluir a possibilidade de experimentar ou aproveitar uma sugestão.
Eu faço estas referências porque a tenho, uso muito e sou fã. No entanto, todas as receitas da bimby podem ser adaptadas e confeccionadas sem ser na bimby. Assim como o contrário, não é necessário fazer apenas aquilo que vem descrito nos livros ou revistas da bimby, toda a gente faz as suas próprias receitas na bimby!
Desta vez, não querendo forjar a receita original, vou tomar a liberdade de fazer aqui a descrição da forma como eu a adaptaria à confecção tradicional. Espero que experimentem e depois me contem como correu.
Cupcakes ou Queques de Framboesa
(Aproximadamente 12 unidades)
Utensílios:
- formas para queques (eu usei uma forma de silicone para 8 corações que comprei esta semana no Lidl)
- formas de papel para queques (não usei porque não encontrei em forma de coração)
- seringa ou manga de pasteleiro com bico frisado (usei a bola tupperware que tenho há muitos anos e nunca tinha estreado!)
- (não tendo a bimby será necessária a batedeira eléctrica)
- 180g açúcar amarelo (ou açúcar fino, uma vez que não poderá pulveriza-lo na bimby)
- raspa de casca de 1/2 limão
- 3 ovos
- 90g manteiga (à temperatura ambiente)
- 90g óleo de girassol (eu usei óleo alimentar normal porque não tinha de girassol)
- 180g farinha Branca de Neve Super Fina (eu usei a que tinha em casa, marca branca)
- 1 pitada de sal
Ingredientes para a cobertura:
- 120g açúcar fino (uma vez que não o poderá pulverizar na bimby)
- 70g framboesas
- 250g queijo Mascarpone (usei filadelphia. Não é a mesma coisa, mas ficou bom!)
- 50g natas
- 12 framboesas frescas para decorar
- Pré-aqueça o forno a 180ºC
- Num recipiente coloque o açúcar, a raspa de limão e os ovos. Bata com a batedeira eléctrica durante cerca de 5 min, idealmente em banho maria (isto porque na bimby, este procedimento deverá ser feito programando para que ela aqueça a 37º)
- Adicione a manteiga, o óleo e bata novamente durante cerca 3 min, ainda em banho maria
- Retire do banho maria, junte a farinha, 2c. chá de fermento (caso esteja a usar uma farinha sem fermento), o sal e envolva
- Se usar formas de papel, disponha-as na forma de queques, deite a massa em cada forma, sem encher muito. Se usar forma de silicone como a que eu usei, não necessita de forrar, barrar nem polvilhar. Leve ao forno a 180º cerca de 15 min. Retire e deixe arrefecer.
- Prepare a cobertura colocando noutro recipiente o açúcar e as framboesas. Bata com a batedeira eléctrica até ficar bem misturado
- Adicione o queijo e as natas e volte a bater até obter uma mistura homogénea. Coloque este preparado numa seringa, manga ou bola de decoração com bico frisado.
- Com os queques frios, decore com a cobertura, uma framboesa e uma folha de hortelã.
Bom Apetite!
Olá,
ResponderEliminarlendo esta receita vi o comentário da Bimbomania, mas devo dizer-te que faço bolos à mesma não uso é a bimby porque não tenho.
O que acho curioso é que inicialmente em alguns blogues onde tinham bolos lia velocidade 3 pás X e não percebia o que isso era.
Bjs e obrigada pela receita.
Tenho uns queques de chocolate e queijo mascarpone que são maravilhosos.
ResponderEliminarbjs